Schumpeter e a recente concentração das empresas de tecnologia no mercado de ações

Nos últimos 40 anos, o mercado americano nunca esteve tão concentrado como agora. As cinco principais ações do S&P 500 têm historicamente representado menos de 15% da capitalização de mercado do índice, mas recentemente essa porcentagem disparou para 23%.

Cinco ações de grande tecnologia como uma porcentagem do S&P 500


Respectivamente, as ações que concentram a maior capitalização são: Apple, Microsoft, Facebook, Google e Amazon.

Ações de tecnologia por porcentagem do retorno do mercado de ações de 2019

Entretanto, quando analisamos o passado, vemos que houve uma grande mudança ao longo do tempo dos ramos de negócios que dominavam o S&P 500.

Essa é a primeira vez que as cinco maiores empresas da bolsa dos EUA são do ramo de tecnologia.

Ações de tecnologia a cada ano

Inovações e barreiras à entrada

Isso tudo evidencia o quanto as empresas de tecnologia cresceram nos últimos tempos, e como as inovações tecnológicas vem alterando a economia e as formas de interagimos no nosso dia a dia.

Por outro lado, quanto mais analisamos o passado, mas percebemos o quanto o futuro é cada vez mais incerto. Isso porque a cada época que passa, menor é o período de tempo das empresas que ficam no topo.

Houve um tempo em que parecia absolutamente incompreensível que empresas grandes e bem estabelecidas pudessem ver suas vantagens corporativas desaparecerem.

Em 1964, a duração média das empresas no S&P 500 era de 33 anos, mas, de acordo com a consultoria Innosight, prevê-se que esse tempo caia para uma média de apenas 12 anos até 2027.

Vida média da empresa no S&P 500

Diante das informações apresentadas até agora, podemos concluir que as inovações tecnológicas geram fortes rupturas nos mercados a cada época. Outra conclusão é que, quanto mais inovações tecnológicas surgem com o tempo, mais rápidas são as transformações dos negócios e da estrutura produtiva.

Joseph Schumpeter e as inovações tecnológicas

Esses movimentos que vemos na economia são bem conhecidos nas obras do economista Joseph Schumpeter.

Para este, a inovação é um dos principais elementos transformadores da dinâmica econômica. Para o autor, a concorrência via preços funciona apenas momentaneamente. Enquanto os preços baixos podem criar uma barreira à entrada de novas empresas em um determinado mercado, as inovações tecnológicas têm o poder de explodir essas barreiras.

Os surtos de inovação geram perturbações importantes na economia, cujo processo desencadeia ciclos de negócios. Estes surtos são separados por relativa calmaria, derivada da adaptação e incorporação das novas tecnologias, mas que sempre voltam à tona quando novas inovações disruptivas surgem.

Essas inovações destroem as estruturas antigas e criam novas, cujo processo é conhecido como “destruição criativa”.

Como resultado, a concorrência na visão shumpeteriana é descrita como um processo constante de inovação e adaptação.

As firmas buscam inovar para conseguirem crescer e desenvolver vantagens competitivas e barreiras à entrada. Esse movimento gera, em um primeiro momento, uma tendência de concentração econômica, como vemos hoje em dia por parte das empresas de tecnologia.

Entretanto, essa criação de poder de monopólio é temporário, pois os resultados positivos vão provocando imitação e difusão entre os demais concorrentes.

Esse processo, por sua vez, gera impactos macroeconômicos consideráveis, tanto no lado da oferta (aumento da produtividade dos fatores de produção) quanto da demanda agregada (mudança no nível de consumo da sociedade e aumento de renda disponível).

Sendo assim, embora o poder dos monopólios que surgem desse processo jamais deva ser negligenciado, a análise dos mercados precisa considerar as constantes possibilidades de mudança. Nas palavras do autor:

“… uma posição de monopólio não é, em geral, uma almofada sobre a qual se durma. Da mesma forma que pode ser obtida, só pode ser mantida com muita atenção e energia.”

(SCHUMPETER, Capitalismo, socialismo, democracia, 1984, p. 135).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s